quinta-feira, 6 de outubro de 2011

assertividade

Assertividade

 Assertividade é a forma de comportamento e comunicação directa e honesta em que a pessoa é capaz de agir em seu interesse, expressando seus sentimentos e necessidades de forma honesta e adequada.
 Saber defender-se, sem ansiedade excessiva, fazendo valer seus direitos sem contudo negar os direitos dos outros.
 Saber expressar os seus sentimentos, pensamentos e acções. A pessoa é ela própria, não representa papeis nas suas relações.
 Dependendo do contexto sabe dizer “sim” ou “não”.
 É capaz de dizer “não sei”, demonstrando capacidade de aceitar suas limitações.
 A pessoa assertiva deve ter capacidade empática de colocar-se no lugar do outro para compreendê-lo, para tal necessita de ter capacidade de escuta, adaptabilidade para se colocar à altura do interlocutor, auto-controlo de sentimentos e das emoções negativas, tolerância à frustração, isto é, ter resistência nas situações aversivas e sociabilidade: sentir prazer em comunicar e relacionar-se com outros.


Resumindo:


A assertividade é um estilo de comunicação que nos permite ser mais construtivos na relação com os outros. Não é uma característica inata ou um traço de personalidade que alguns de nós possuem e outros não. É uma aptidão que pode ser aprendida, isto é, que cada um pode desenvolver mediante um treino sistemático e estruturado. A maior parte das pessoas não é assertiva em todas as situações. Podemos comunicar assertivamente com um colega de trabalho e ter bastante dificuldade em fazê-lo com familiares.

Sem comentários:

Enviar um comentário